MENU

A 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe (Red GeoLac) terá como sede o Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, acontecendo entre os dias 6 e 9 de novembro de 2024. O evento reúne especialistas de diferentes áreas dos Geoparques, proporcionando uma oportunidade única para compartilhar experiências, boas práticas e fortalecer a atuação em rede.
Será um fórum prático de colaboração e inovação, impulsionando a preservação do patrimônio geológico e cultural, inspirando ações que oportunizem o intercâmbio de conhecimento, estimulando iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e a consciência global.
Os 20 anos da Rede Mundial de Geoparques da UNESCO (Global Geoparques Network – GGN) será comemorado durante o evento.
Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul
O Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul está localizado no Sul do Brasil e envolve 7 municípios, em dois Estados: Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC). É formado pelas cidades de Torres, Cambará do Sul e Mampituba (RS); Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande (SC), com área total de 2.830 km2 e cerca de 78 mil habitantes.
A região apresenta o maior conjunto de cânions da América Latina, originados com o processo de rompimento do supercontinente Gondwana e abertura do Oceano Atlântico Sul, há aproximadamente 250 milhões de anos. Os cânions limitam o planalto e a planície costeira, com desníveis que chegam a 1000 metros e estão a menos de 50 quilômetros do mar. Neste cenário de beleza singular, encontram-se também diversas paleotocas, abrigos escavados por animais já extintos, que viveram há mais de 10 mil anos.
O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul revela ainda um rico patrimônio cultural, referente às culturas indígena, quilombola e dos imigrantes europeus, além do marcante movimento do tropeirismo na região.
Foto: Parque da Guarita – Torres (RS)
(fonte: Prefeitura Torres)